quinta-feira, 17 de maio de 2012

PROJETO DE LEITURA

ESTAMOS TAMBÉM COM UM PROJETO DE LEITURA E ESCRITA PARA SER DESENVOLVIDO DURANTE O ANO LETIVO.

A leitura torna o homem completo;
 a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.
Francis Bacon
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ INÁCIO DE CARVALHO
ANO 2012                 TURMAS DE 1º AO 5º ANO
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA
Tema: Ler e Escrever, muito prazer!
Justificativa
Diante das dificuldades diagnosticadas pelos professores com relação ao desempenho dos alunos na apropriação da leitura e escrita, buscamos desenvolver um projeto a fim de estimular os alunos a participarem de situações que envolvam a leitura e escrita, oralidade e escuta visando oferecer oportunidades de melhor desenvolver as competências necessárias para cada fase incluindo todas as áreas de ensino, uma vez que, o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.

Objetivo geral:
Colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos apropriando-se da escrita e oralidade como forma de expressão social de forma prazerosa e dinâmica.

Objetivos específicos:

Incentivar o interesse pela leitura.
Proporcionar momentos prazerosos de leitura.
Aproximar o aluno do universo escrito.
Expressar de diferentes maneiras de acordo da situação e o ambiente.
Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, respeitando as colocações dos outros tanto no que se refere às ideias e ao modo de falar.
Melhorar o vocabulário.
Motivar a frequência em bibliotecas, para ler, estudar, fazer pesquisas e tomar livros emprestados.
Manusear livros e outros materiais escritos com cuidado.
Desenvolver autonomia para ler.
Compartilhar opiniões, ideias e preferências sobre leituras realizadas.
Ter acesso aos diferentes gêneros.
Escrever e reescrever textos.
Refletir sobre a língua: espaço gráfico, pontuação, separar corretamente as palavras em final de linha, empregar adequadamente a concordância verbal, os tempos verbais, e demais exigências da escrita padrão.
Enfocar as variedades linguísticas considerando seu uso nas diferentes circunstâncias incluindo o “internetês”, linguagem formal e informal.


Duração: Maio a dezembro de 2012
Conteúdos:
Contos
Poemas
Receitas
Parlendas
Fábulas
Notícias
Literatura infantil
Propagandas
Filmes
Músicas
Convites
Anúncios
Slogans
Literatura de cordel
Quadrinhas
Cartas
Bilhetes
Mensagens
Regras de jogos
Cardápios
Bula de remédios
Rótulos





Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano

Estratégias:

Leitura diária obedecendo à faixa etária dos alunos.
Leitura livre.
Rodas de leitura na sala de aula e extra sala.
Empréstimo de livros.
Leitura dramatizada.
Visita á Biblioteca Pública.
Teatro de fantoches.
Teatro de contos literários.
Simulação de telejornal.
Propagandas em cartazes.
Leitura de livros por capítulos.
Produção de mural com as atividades dos alunos.
Exibição de filmes.
Pesquisa de bibliografia de autores literários.
Escrita de livros pelos alunos.
Leitura de diversos gêneros.
Semana do conto.
Hora do conto
Momento poético.
Varal com literatura de cordel.
Sarau
Jogos de leitura.
Contação de histórias por outras pessoas.
Relatos de fatos e experiências vivenciadas ou não.
Resumo e interpretação de acontecimentos, notícias, filmes, novelas, programas de rádio e tv, histórias lidas ou ouvidas.
Descrição de personagens, objetos e situações.
Discussão, debate e conversa sobre assuntos diversos.
Criar paródias de acordo com o assunto trabalhado ou temas.
Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, considerando os elementos que as compõem (o que aconteceu, com quem onde, como, quando e quais as consequências).
Escrever resenhas sobre programas de TV, filmes e livros, posicionando em relação ao tema tratado.
Criar cartazes, anúncios, slogans, propagandas e folhetos considerando a apresentação visual adequada à economia de palavras e a linguagem de convencimento.
Elaborar regras de jogos.
Redigir mensagem, bilhetes, recados com economia de palavras e linguagem clara.
Escrever cartas utilizando estrutura adequada para os tipos formais e informais.
Utilizar o laboratório de informática para produção de textos, atividades de leitura.
Desenvolver atividades de reflexão sobre a escrita.
Escrever resumos, registros de observações.
Preencher formulários, documentos.
Concursos de redação.
Feira do livro.


Recursos:

Obras literárias,
Livros didáticos e paradidáticos,
Computador,
Internet,
Rádio,
TV,
Jornais,
Vídeos,
DVD,
Fantoches,
Cenários,
Caixa de leitura,
Textos diversos.



Avaliação:

Os alunos serão avaliados processualmente de forma contínua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilação de cada um, como: participação, interesse, motivação e desenvolvimento das atividades.


CRONOGRAMA- maio
1º ao 3º ano
LEITURA
ESCRITA
ORALIDADE
RECURSOS METODOLÓGICOS
AVALIAÇÃO
PARLENDA
RIMAS
APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES PRODUZIDAS
TEXTOS FATIADOS
AVALIAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS DURANTE AS ATIVIDADES,
QUADRINHAS
QUADRINHAS
RECITAÇÃO DE QUADRINHAS
TEXTOS EM CARTAZES COM LETRA DE IMPRENSA PARA FACILITAR A LEITURA
DIAGNOSTICAR O AVANÇO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
MÚSICAS REGIONAIS

CANTAR DE FORMA RÍTMICA
PROCURAR PALAVRAS DITADAS

AVALIAR A FORMA DE EXPRESSÃO ORAL DO ALUNO E A ESCUTA DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELOS COLEGAS.
RECEITAS DE COMIDAS TÍPICAS
 ESCREVER RECEITAS

LIVROS DE RECEITAS

CANTIGA DE RODA
CANTIGAS DE RODA

DITADOS DE TEXTOS CONHECIDOS PELOS ALUNOS TENDO O PROFESSOR COMO ESCRIBA.

ADVINHAS

CONCURSO DE ADVINHAS
PESQUISA

CONVITES
CONVITES

PRODUZIR CONVITES


BILHETES
LEITURA ORAL
CONTEXTUALIZAR OS CONTEÚDOS GRAMATICAIS


LISTAS

ELABORAR ESTRATÉGIAS DE CORREÇÃO E ESTIMULAR O USO ADEQUADO DA ESCRITA PADRÃO.


4º E 5º ANO
LEITURA
ESCRITA
ORALIDADE
RECURSOS METODOLÓGICOS
AVALIAÇÃO
CONVITES
PRODUÇÃO DE CONVITES
LEITURA CONJUNTA E INDIVIDUAL
REDIGIR CONVITES, BILHETES COM ECONOMIA DE PALAVRAS E LINGUAGEM CLARA.
AVALIAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS DURANTE AS ATIVIDADES
BILHETES
PRODUÇÃO DE BILHETE



POESIA MATUTA
TRANSCREVER O TEXTO NA LINGUAGEM REGIONAL PARA A LINGUAGEM FORMAL
APROPRIAR-SE DO RITMO POÉTICO
UTILIZAR OS RECURSOS PRÓPRIOS DA POESIA,
UTILIZAR A ESCRITA PADRÃO, RESPEITANDO A DIVERSIDADE CULTURAL DA LÍNGUA.
DIAGNOSTI-
CAR O AVANÇO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
TEXTOS INFORMATIVOS
RESUMO DE TEXTOS
LEITURA COM O USO DO MICROFONE
PESQUISA NA INTERNET COM OBJETIVOS DEFINIDOS.
AVALIAR A FORMA DE EXPRESSÃO ORAL DO ALUNO E A ESCUTA DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELOS COLEGAS.
HISTORIA EM QUADRINHO COM LINGUAGEM REGIONAL

DIÁLOGO COM O USO DA LINGUAGEM CAIPIRA
LEITURA SILENCIOSA

MÚSICAS REGIONAIS
PARÓDIAS/POESIA E DESAFIOS
APRESENTAÇÃO DE MÚSICAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS
ATIVIDADES EM GRUPOS

TABELAS DE PRODUTOS E PREÇOS
REGISTROS DE OBSERVAÇÕES
APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS
PESQUISAS

SUPERTIÇÕES E CRENDICES
CONFECÇÃO DE MURAL COM USO ADEQUADO DA LETRA
DRAMATIZAÇÃO
PESQUISAS E DRAMATIZAÇÃO DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM O MODO DE ACREDITAR, DAS PESSOAS LOCAIS.




DANÇAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário