terça-feira, 26 de junho de 2012

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO


Os professores da Escola Estadual Gov. Walfredo Gurgel e os professores da Escola Municipal José Inácio de Carvalho de 1º ao 5º ano se reunirão na E.M. José Iácio de Carvalho às 7:30 para realizarem a escolha do livro didático 2013.

Como escolher bem os livros didáticos

Conheça alguns critérios para promover uma seleção consciente das obras que serão usadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental

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Critérios básicos

Confira as dicas para a equipe decidir com segurança:

Coerência com o PPP
Os conteúdos selecionados e a forma como estão distribuídos e organizados ao longo das unidades têm de ser compatíveis com os objetivos de aprendizagem para cada série e disciplina previstos no PPP.

Encadeamento ao longo de um ciclo
A sequência com que os temas são apresentados em toda uma coleção tem de seguir a progressão de aprendizagem planejada pela escola, evitando assim o risco de repetição ou exclusão de algum tema.

Conteúdos ajustados ao nível dos alunos 
O livro deve dialogar com o estudante. A linguagem, o vocabulário e a construção das frases acessíveis e compatíveis com a série em questão e as atividades claras ajudam o aluno a entender o conteúdo.

Estratégias didáticas adequadas
A maneira como os temas são trabalhados também precisa estar de acordo com o PPP. Em um experimento de Ciências, por exemplo, é interessante observar se os estudantes são estimulados a formular hipóteses ou ele é usado apenas para demonstrar um conceito.

Valorização da autonomia do aluno
Exercícios repetitivos ou de memorização não são indicados, pois levam a criança a ser um ator passivo na aprendizagem. Por isso, o melhor é selecionar edições com atividades que permitam a aplicação do conhecimento a novas situações.

Estímulo à interação com o mundo letrado
Além de trabalhar os conteúdos propostos, é interessante que as obras promovam uma articulação com conhecimentos em outras publicações e mídias, como a televisão, as produções em vídeo e a internet.

Alinhamento do autor ao projeto pedagógico
Conhecer o currículo do autor, sua experiência profissional e suas opiniões ajuda a avaliar a obra.

Livro do professor É fundamental que as obras escolhidas sejam acompanhadas de manuais que ofereçam uma complementação ao trabalho em sala de aula. Esse material será mais rico se ele trouxer propostas de trabalho interdisciplinar, textos de aprofundamento e atividades adicionais às do livro do aluno.



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