quarta-feira, 28 de março de 2012



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ INÁCIO DE CARVALHO
PLANEJAMENTO BIMESTRAL 28/03/2012
ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO


PAUTA 

ACOLHIDA COM UMA REFLEXÃO:
A ESCOLA DOS BICHOS

Rosana Rizzuti
 Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de
vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito, incluíram tudo, mas...
cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar.
Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa,
Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"...
coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não
aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O Pássaro voava como nenhum outro, mas o
obrigaram a cavar buracos como uma toupeira.
Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
SABE DE UMA COISA?
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.
Não podemos exigir ou forçar para que as
outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.
Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feitos.
RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO.
   
PEQUENO COMENTÁRIO;
DISCUSSÃO DO PLANO DE TRABALHO
(FAZER ANOTAÇÕES)
AVALIAÇÃO DO PROJETO
-QUAIS OS PONTOS POSITIVOS CONSIDERADOS POR VOCÊ, DO PROJETO DESENVOLVIDO?
-QUAIS OS PONTOS CONSIDERADOS NEGATIVOS?


DISCUSSÃO SOBRE O DIAGNÓSTICO DOS ALUNOS
· COMO É A MINHA TURMA?
· DE QUE AJUDA EU PRECISO PARA DESENVOLVER MEU TRABALHO NO DIA A DIA?
· DE QUE FORMA EU POSSO CONTRIBUIR COM MEUS COLEGAS?

ENTREGAR A FICHA DE DIAGNÓSTICO PARA O 1º, 2º, 3º ANO.

PLANEJAMENTO BIMESTRAL 
SUJESTÕES DE FORMAS DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS:
ATIVIDADES PERMANENTES;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA,
PROJETO DIDÁTICO.

LEMBRETE: Após a  realização do planejamento, tirar cópias para arquivar na escola.

Entregar aos professores:
LISTAS DE SITES PARA EDUCADORES,
 DATAS COMEMORATIVAS,
CURRICULUM VITAE,
OS SETE ERROS DO PROFESSOR EM SALA DE AULA.




ATIVIDADE PERMANENTE
O que é Trabalho didático realizado regularmente (diária, semanal ou quinzenalmente), como ler para os alunos, organizar rodas de conversa e reservar uma aula da semana para a produção de pinturas e desenhos.
Objetivos Familiarizar a turma com um conteúdo e formar hábitos. Ao fazer leituras diárias, por exemplo, as crianças aprendem sobre a linguagem escrita e desenvolvem comportamentos leitores.
Organização Prever objetivos, conteúdos, duração da atividade, materiais necessários e como será feita a avaliação.
Como usar Realizar atividades permanentes não significa fazer sempre a mesma coisa. A proposta deve ser empregada com regularidade durante o ano ou um semestre e oferecer novos desafios (rodas de leitura em que livros cada vez mais difíceis são lidos pelo professor).
■ SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
O que é Série de atividades envolvendo um mesmo conteúdo, com ordem crescente de dificuldade, planejadas para possibilitar o desenvolvimento da próxima.
Objetivo Ensinar conteúdos que exijam tempo para aprender e aprofundamento gradual, como o reconhecimento das características de uma paisagem brasileira em Geografia, uma série de experiências para observar a ação de micro-organismos em Ciências ou a leitura da obra de um autor em Língua Portuguesa.
Organização Prever a ordem em que as atividades serão propostas, os objetivos, os conteúdos, os materiais, as etapas do desenvolvimento, a duração e a maneira como será feita a avaliação.
Como usar A maioria dos conteúdos exige tempo para aprender. Por isso, a sequência didática é a modalidade organizativa mais presente no planejamento. Escolher os conteúdos mais importantes, organizar a série, garantindo a continuidade, e distribuí-los durante o ano. O número de atividades de cada sequência é variado, assim como o tempo de duração (ambos dependem do objetivo e da resposta da turma às propostas).
■ PROJETO DIDÁTICO.
O que é Conjunto de ações para a elaboração de um produto final que tenha uso pela comunidade escolar. Uma de suas características é envolver a turma em todas as etapas do planejamento.
Objetivo Reunir conteúdos abrangentes, atingindo propósitos didáticos e sociais. Um projeto de leitura e escrita, por exemplo, em que os estudantes fazem um livro de receitas ensina a ler e escrever e trabalha com valores nutricionais. Pode ter como meta mostrar à comunidade como aproveitar as frutas regionais.
Organização Prever os momentos de planejamento e de discussão em grupo e os de trabalhos individuais. Colocar justificativas, aprendizagens desejadas, etapas do desenvolvimento, produção, maneiras de divulgar o produto final, duração e avaliação final.
Como usar A duração é variada, mas sempre ocupa dois meses ou mais. Por isso, o ideal é propor um ou dois por ano para cada turma. Desenvolve-se o conjunto das atividades do projeto sem abandonar as atividades permanentes e as sequências didáticas.
NOVA ESCOLA Edição 219, JANEIRO/FEVEREIRO 2009.



6º ao 9º ano




Nenhum comentário:

Postar um comentário